Promessa de implantação da tecnologia 3G em Tapurah deixa prefeito e vereadores otimistas no retorno de Brasília
Publicado em: 27/03/2017 ás 08:25:00

O chefe do poder executivo tapuraense, Iraldo Ebertz e os vereadores Anilson Martins e Odair Nunes (presidente e 1º secretário da câmara municipal) se reuniram na última terça-feira (21) com a imprensa do município para avaliar o resultado da viagem realizada pelos três à capital federal (Brasília) ocorrida entre os dias 13, 14, 15 e 16 deste mês. Durante os quatro dias em que estiveram na capital brasileira, Iraldo, Anilson e Odair se reuniram com vários deputados federais e senadores mato-grossenses, além dos ministros da agricultura, Blairo Maggi e das telecomunicações, Gilberto Kassab.

Ao relatar a viagem Ebertz destacou que os três retornaram para o município muito otimista e com as expectativas superadas, devido à recepção calorosa que tiveram por parte dos deputados, senadores e ministros com quem se reuniram na capital federal.

“Tapurah possui uma imagem muito positiva em todas as repartições do governo, e isso faz com que a gente seja bem atendido em todos os lugares que passamos. Eu, particularmente, voltei muito feliz pela forma que fomos recebidos em Brasília, indo além da nossa expectativa e isso nos anima e nos enche de orgulho ver que Tapurah é vista com bons olhos em todos os lugares. Nós fomos lá (em Brasília) para protocolar projetos e buscar recursos para investimentos no nosso município, e também mostrar o potencial que Tapurah possui para atrair novos projetos e investimentos do governo”, disse o prefeito.

Para o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Anilson Marins, as conquistas que obtiveram durante a viagem não ficarão somente naquilo que se realizará em um primeiro momento, pois várias lideranças políticas de Mato Grosso firmaram compromisso e vai gerar muitas coisas boas para a cidade de Tapurah. Dentre os compromissos elencados pelo vereador, está o do Secretário de Políticas Agrícolas do MAPA, Neri Geller, em abrir portas dos demais ministérios do governo Michel Temer para o município de Tapurah. Anilson também citou que o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab garantiu que ainda este ano (2017), Tapurah estará habilitada com internet 3G.

“Tivemos lá (em Brasília) a garantia do senador José Medeiros (PSD) e do ministro (das Telecomunicações) Gilberto Kassab, que entre 4 ou 6 meses estará habilitando a nossa cidade com a internet 3G e também teremos melhorias na telefonia móvel nos Distritos de Ana Terra e Novo Eldorado. Também voltamos com boas perspectivas com os demais projetos que apresentamos no ministério das Cidades e do Esporte. No geral a gente percebeu que Tapurah possui uma credibilidade muito forte nos ministérios e nos gabinetes dos deputados e senadores, e esta abertura que tivemos dentro da esfera do governo federal vão abrir outras possibilidades e que vão além daquilo que a gente solicitou e protocolou neste primeiro momento”, afirmou.

Na avaliação do 1º secretário da câmara municipal, vereador Odair Nunes, a viagem foi muito positiva e a questão da credibilidade que os poderes executivo e legislativo ganharam nos órgãos do governo federal não se pode perder.

“Esse compromisso e respeito que o poder legislativo e o executivo têm com o dinheiro público é visto lá fora com bons olhos pelos representantes dos poderes estadual e federal. Em compensação, a gente possui uma receptividade muito grande e quando chegamos nos gabinetes sempre somos bem atendidos porque os deputados, senadores, secretários e ministros sabem que os recursos destinados ao nosso município são tratados com seriedade. Diante de toda essa credibilidade que possuímos nesses poderes, nós voltamos animados com a possibilidade de termos em breve muitos projetos implantados aqui (em Tapurah) em diversas áreas da administração”, salientou.

Segundo o prefeito Iraldo Ebertz, foram levados para Brasília mais de dez projetos para serem protocolados, sendo que somente no ministério do Esporte foram protocolados pedidos para seis Ginásios de Esportes, sendo quatro para a cidade e um para cada Distrito (Ana Terra e Novo Eldorado).

“São projetos que já estão encaminhados e estamos muito confiantes que, mesmo que não saia em um ano, mas saindo até o fim do nosso mandato já está bom. O esporte é o que nós temos de melhor para dar foco às nossas crianças. Estamos acreditando muito no resultado positivo desta viagem e se realmente uma boa parte daquilo que protocolamos e solicitamos formos atendidos, Tapurah terá muitas coisas boas para comemorar em breve”, acentuou.

As lideranças do executivo e legislativo também estiveram na Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), aonde convidaram os representantes para estarem presentes na Feira Agropecuária e Comercial (Expotapurah 2017) que acontece de 01 à 04 de julho. O objetivo do município, segundo Iraldo é fazer Tapurah se tornar a ‘Capital Nacional da Suinocultura’.

Na opinião do prefeito e dos dois vereadores, é necessário que essas viagens sejam realizadas periodicamente com representantes dos dois poderes, para que os resultados apareçam positivamente. Tanto Iraldo, quanto Odair e Anilson se mostraram satisfeitos com a parceria da câmara municipal e prefeitura por estarem juntos e trabalhando unidos pelo município. “Estou muito feliz e orgulhoso de poder contar com dois vereadores (o presidente da câmara e o 1º secretário), por que isso faz com que tenhamos mais força, pois não adianta o prefeito ir sozinho nos gabinetes, secretarias e ministérios que não é o mesmo resultado que se atinge quando se está acompanhado com algum vereador. Acho que Tapurah está de parabéns pela parceria entre o poder Executivo e Legislativo”, ressaltou, acrescentando que “Já fomos comunicados sobre a liberação de uma Emenda Parlamentar do deputado Nilson Leitão, na ordem de R$ 700 mil para a construção do lago municipal, uma área de lazer que queremos fazer e o projeto está sendo finalizado para encaminhar ao governo”.

Ao serem questionados sobre o fato inédito do prefeito e vereadores que estiveram em lados opostos no último pleito eleitoral estarem juntos já nos primeiros 90 dias de gestão saindo em busca de projetos e recursos para o município nos órgãos federais, Iraldo reafirmou que em seu governo não existe situação e oposição e que o objetivo do Executivo Municipal é o mesmo do Legislativo, fazer com que o município cresça cada vez mais. “Vocês devem ter percebido isso e às vezes eu fico até chateado quando alguém fala que o prefeito está aliado com os adversários. Não tem nada disso, nós não temos adversários, temos pessoas que querem ajudar e todos aqueles que quiserem nos ajudar (e todos estão ajudando) dentro do Legislativo vão fazer parte do meu governo. Estamos fazendo um governo participativo e o objetivo é fazer com que o nosso município cresça. Hoje nós não temos outra saída, a não ser a união, pois em um município do tamanho do nosso, temos que estar sempre unidos e ganhar com isso, não é brigando e criando dificuldades que vamos fazer Tapurah crescer e se desenvolver”, concluiu.

Na mesma linha o presidente do Legislativo, Anilson Martins disse que o fato parece estranho mesmo, mas a verdade é que os dois poderes estão alinhados para fazer uma gestão unida e o fator político só vai voltar a ser discutido em 2020, mais próximo do pleito eleitoral. “Neste período, de agora pra frente nós temos que unir forças para fazer Tapurah se desenvolver cada vez mais e as questões eleitorais nós vamos deixar para daqui a três anos começar a discutir”.

Anilson também afirmou que assim como ele e Odair estiveram com o prefeito em Brasília, outros vereadores estarão em breve para visitar os gabinetes de deputados e senadores de seus partidos. “Neste primeiro momento nós dois tivemos em Brasília com as lideranças políticas que temos acesso e que o prefeito foi junto conosco e, posteriormente outros vereadores da câmara estarão indo também com o prefeito para encaminhar projetos às lideranças políticas de seus partidos”, garantiu.