Imprensa Notícias
Autor: Maurício Dalepiane

Alunos resgatam a cultura e os benefícios

EDUCAÇÃO

09 de Março,2018

Alunos do quarto ano da Escola Municipal Vinicius de Moraes de Tapurah realizaram nesta sexta-feira (9) a Exposição “Plantas que Curam”, com objetivo de resgatar a tradição de tomar chá e descobrir os benefícios das plantas medicinais no dia-a-dia.

Quem nunca se sentiu melhor do estômago após um chá de boldo, ou sentiu-se mais calmo com um chá de camomila? Esse hábito foi o objeto de estudo dos alunos, através das professoras e agentes de saúde as amostras foram estudadas dentro da sala de aula. As vantagens e os benefícios à saúde que cada planta oferece ao corpo humano.

Na apresentação as crianças trouxeram um exemplar da muda estudada. Para a diretora da escola, Nádia Bender, é na prática que os alunos adquirem o conhecimento, “fizemos uma parceria com a secretaria de saúde que orientou as crianças das vantagens de tomar chá caseiro, mas sempre com moderação e dosagem certa, elas aprenderam também o preparado dos chás e até o plantio de cada muda, pois elas mesmas plantaram na horta da escola as mudinhas em estudo”, pontuou a diretora.

A aluna Clara Rocha escolheu a planta alecrim, “além de ser uma plantinha cheirosa o chá dela é bom para muita coisa, ajuda no combate da gripe e pressão”, contou a aluna.  O projeto foi coordenador e idealizado pela equipe do PSF III, que tem como objetivo de orientar os alunos e comunidade sobre a importância dos chás caseiros e resgatar esse costume de tomar a bebida, cultivando assim, a cultura de ingerir o chá. Foram degustados vários tipos de chás durante o evento.