Autor: Danuse Weiss

Ciclo de Palestras Sobre Educação no Trânsito.

02 de Janeiro,2018

A Prefeitura Municipal de Tapurah, por meio do Departamento de Trânsito do Município, coordenado pela Srª. Danuse da Silva Weiss, recebeu no dia 27 até o dia 30/11/17 a presença de três servidores da Educação do Trânsito do DETRAN de Cuiabá. Esta equipe realizou palestras educativas em todas as escolas do Município, nos Distritos e para os pais da Escola Criança Feliz. Foi elaborado um cronograma de visitas para  atender todas as escolas do Município.

Cada palestra foi realizada conforme a faixa etária dos alunos, inclusive na APAE. Houve demonstrações de vídeos, músicas e explicações sobre como se portar no trânsito, quer na escola, na rua ou em qualquer local que precise de atenção. O objetivo das palestras foi conscientizar os alunos, professores e pais da importância de obedecer as Leis e regras de trânsito.

Com os alunos foram trabalhados os temas sendo eles parte integrantes do trânsito, que são, e não como futuros condutores. Os alunos participaram e interagiram com os servidores tornando as palestras descontraídas e proveitosas. Para os alunos da Educação infantil as mensagens foram voltadas para o lúdico, pois as crianças aprendem brincando.

A palestra para os pais da Escola Criança Feliz aconteceu no dia 29/11/2017 às 19hs no refeitório. Esta palestra aconteceu devido ao grande fluxo de veículos em frente à Escola na hora da entrada e saída dos alunos. A servidora frisou os riscos da não utilização correta da motocicleta e os protetores de segurança, a falta do uso da cadeirinha no banco de trás para as crianças, o uso do celular no volante, a falta do uso do cinto de segurança, a desordem e o perigo causado por filas duplas e triplas ao parar o veiculo para as crianças desceram, o transtorno da via pública ao estacionar de maneira incorreta, entre outros pontos abordados.