Imprensa Notícias
Autor: Maurício Dalepiane

Gestantes do município participam do programa de saúde “Roda Materna”

12 de Abril,2018

Foi realizado na noite de ontem (11), o último encontro do Projeto “Roda Materna”. O objetivo é promover a saúde de bebês e mamães por meio de reuniões de grupo, possibilitando a troca de experiências e informações.

 O projeto surgiu da necessidade de sanar as dúvidas das próprias gestantes, além das consultas elas também buscavam informações de como melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos bebês e também sobre a hora do parto. Ao longo dos encontros as mães puderam aprender mais sobre o processo de gestação, sobre as modificações que ocorrem no organismo materno, a alimentação e a atividade física na gravidez, a importância do pré-natal, os cuidados com o bebê, tipos de parto, aleitamento materno etc., foi uma oportunidade de troca de experiências, humanização e qualificação.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Projeto na UBS I, Elizabete Gawski, o acompanhamento das gestantes é assegurar o desenvolvimento da gestação. “Nossa missão é orientar para que as mamães saibam como ter um parto e um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas”, finalizou a coordenadora.

O “Roda Materna” faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde de Tapurah. A coordenadora do NASF Francieli Maestá explicou que as rodas devem continuar e o projeto também é implantado nas outras UBS’s da cidade. “É válido para todas as grávidas, pois durante a roda de conversa, acontece muito o diálogo e a troca de experiências entre as mães, fazendo com que o momento do nascimento da criança se torne mais prazeroso e saudável”, finalizou Francieli.

A primeira-dama Lorena Ebertz participou do encerramento do projeto e comentou sobre a importância da participação das gestantes. “São mulheres fortes, guerreiras, com coragem e determinação, elas levam na barriga o futuro de Tapurah”, disse a primeira-dama do município.

A confraternização do último encontro do “Roda Materna” aconteceu ontem na UBS I. As gestantes se reuniram para celebrar junto com seu bebês e familiares tudo que aprenderam em todos os encontros e aguardam ansiosas o nascimento de seus bebês. Foi uma noite cheia de surpresas, brindes e comidas deliciosas.