Autor: Roberto Paulo
Fonte: Jornal Caiabis

Governador Pedro Taques visita Tapurah e fala das obras já realizadas

28 de Maio,2018

A comitiva do Governo do Estado percorreu esta semana as cidades em torno do município de Sinop para entregar obras e anunciar novas ações na melhoria da qualidade de vida da população da região norte de Mato Grosso. Na terça e quarta-feira (22 e 23.05), o governador Pedro Taques e secretários de Estado estiveram reunidos com lideranças políticas e população nas cidades de Feliz Natal, Sorriso, Tapurah e Ipiranga do Norte.

Em Tapurah o governador falou sobre as ações realizadas no Estado, nos últimos quatro anos e principalmente na região da cidade, que é a maior produtora de suínos do país. Na ocasião, o chefe do executivo estadual disse que voltará no próximo mês (junho) a cidade para fazer o lançamento da obra de 15 km da rodovia que liga Tapurah até Itanhangá e também reafirmou o compromisso para a construção da ponte de concreto sobre o rio Arinos, na rodovia estadual MT-488, que liga a cidade ao município de Nova Maringá.

Além disso, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) está trabalhando para licitar a obra de construção da ponte de concreto sobre o rio Verde, melhorando a logística entre a cidade até Sorriso.

De acordo com o prefeito Iraldo Ebertz, a expectativa com a visita do governador ao município o deixou muito preocupado, principalmente quando o mesmo estava em Brasília e foi comunicado pela assessoria de governo que o governador estaria no município apenas para liberar um recurso na ordem de R$ 14,5 mil para a escola Cândido Portinari e outras duas Emendas Parlamentares de R$ 50 mil cada, sendo que a grande expectativa era que a ordem de serviço  para a construção das duas escolas estaduais já licitadas, a ponte do rio Arinos e também a pavimentação das rodovias MT-010, MT-488 e estrada Capixaba fosse dada pelo governador. Segundo o prefeito, ao saber do real motivo da visita do governador, respondeu à assessora Paola Reis que era muito pouco para Tapurah, e solicitou uma reunião reservada com Pedro Taques na chegada do governador ao paço Municipal.

Durante a reunião, onde também participaram o ex-prefeito Luiz Eickhoff, o presidente da câmara, vereador Alessandro Carderalli e o vereador Alcione, o prefeito diz que o grupo quis ouvir do governador o que ele estava trazendo para o município, e também mostrar o sentimento, e qual era a expectativa, no intuito de protegê-lo, pois um governador se dirigir até Tapurah, não falar nada de bom para a população e gastar um monte de dinheiro com a visita não ficaria bom para ele, uma vez que, a gestão prega muita seriedade com o dinheiro público. “Ressaltamos que o nosso município sempre foi grande parceiro deste Estado e que existem algumas pendências do Estado conosco, a exemplo da pavimentação da rodovia MT-010, iniciada há dois anos e ainda não está concluído o projeto, além da estrada Capixaba e outro projeto entre Tapurah e Nova Maringá, o qual está acordado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA). Ficamos com a esperança de que tudo isso será atendido e sairá do papel em breve, após o Secretário Marcelo Duarte nos garantir e dar segurança de que estes três projetos vão ser aprovados e o Estado, através da SINFRA vai fazer estes repasses”, frisou.

Outro questionamento da administração municipal foi em relação às duas escolas estaduais, que já estão licitadas e ainda aguardam a liberação de recursos para que as obras sejam iniciadas. “Ele (Governador) nos confirmou que, assim que os documentos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) sejam entregues, o recurso será liberado para o início das obras”, disse o prefeito.

A boa notícia para Tapurah, segundo o prefeito é o lançamento da obra da ponte do rio Arinos, que é aguardado há três anos, e que será realizado no mês de junho. Conforme o governo, o financiamento do Banco do Brasil para o programa de construção de pontes de concreto no Estado ainda não teve o recurso liberado em virtude de problemas burocráticos. “Dentro de 30 dias a limpeza do local da obra deve ser iniciada. A ponte será construída com duas pistas. Essa foi uma ótima notícia que tivemos nesta visita para Tapurah”, comemora o prefeito Iraldo Ebertz.

MT-338

Ficou acertada a parceria entre o governo do Estado e o município de Tapurah para fazer o tapa-buraco e refazer um trecho de 04 quilômetros de pavimentação asfáltica na rodovia MT-338 (estrada da Baiana), entre o Distrito de Ana Terra (Tapurah) e Itanhangá. O governo do Estado irá repassar o material e a prefeitura vai executar o serviço.

A intensão do governo do Estado é inaugurar o trecho pavimentado no na atual gestão (de Pedro Taques) até o final do próximo mês (junho), quando também irá entregar todo o todo o trecho pavimentado da rodovia entre Itanhangá e Juara.

Marcelo Duarte, Secretário da Sinfra confirmou que até final de junho o governo irá lançar a obra da ponte do rio Arinos e também inaugurar a pavimentação asfáltica entre Tapurah e Juara.

“Nós tivemos um problema no Banco do Brasil com o financiamento dos recursos para a construção da ponte no rio Arinos, mas o governador conversou hoje com o presidente do banco e está 99% garantido que em junho nós voltamos a Tapurah lançar a pedra fundamental da ponte do rio Arinos. Também faremos na mesma viagem a inauguração da pavimentação asfáltica de 15 km entre Ana Terra e Itanhangá, trecho que o governador concluiu no ano passado (2017) e agora está sendo feita uma parceria com a prefeitura de Tapurah para tapar os buracos na parte velha e finalizado com a sinalização. Ainda vamos inaugurar todo o trecho pavimentado da Rodovia (estrada da Baiana) entre Itanhangá e Juara”, afirmou o secretário.