Prefeita em exercício participa de reunião com Ministro Gilberto Kassab em Lucas do Rio Verde
Publicado em: 28/03/2017 ás 13:44:00

A prefeita em exercício de Tapurah, Maria Martelli, esteve em Lucas do Rio Verde durante o show safra 2017, evento tecnológico do agronegócio realizado pela fundação Rio Verde. Durante a programação a prefeita se reuniu, juntamente com demais prefeitos da região, com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Maria Martelli elogiou o evento. “Foi muito bom, e o projeto que o ministro apresentou em Lucas, sobre o satélite para ampliar o acesso à banda larga no país, deixou todos animados” salientou a gestora.

O SGDC

Kassab reiterou a importância do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para ampliar o acesso à banda larga no país. “O satélite ficará no espaço a uma altura de 36 mil km da linha do Equador e proporcionará a todo o território nacional contato com a banda larga. Isso vai nos dar a oportunidade de levar a internet para outros extremos. A capacidade desse satélite é mais que o dobro de todas as operadoras juntas hoje.”

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Adquirido pela Telebras, o equipamento tem uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente nas áreas remotas, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do satélite, de uso exclusivo das Forças Armadas. Sua capacidade de operação é de 18 anos. “Trinta por cento da sua capacidade será disponibilizada para as nossas Forças Armadas, principalmente, para monitorar as fronteiras. Dez por cento será investido no Ministério da Educação e outros 10% no Ministério da Saúde”, explicou Kassab.