Fonte: Jornal Caiabis

Prefeito Busca Recursos para Rodovia MT-338.

30 de Novembro,2017

O prefeito municipal de Tapurah, Iraldo Ebertz (DEM), acompanhado dos vereadores Rodrigo Martelli (DEM) e Kismar Rolim de Moura (PSD) esteve em Brasília-DF na última terça e quarta-feira (21 e 22) para protocolar alguns projetos de interesse do município, e também cobrar recursos dos parlamentares mato-grossenses para investimentos em todas as áreas da administração pública em 2018. Dentre os projetos protocolados na capital brasileira está o de recuperação da erosão na rodovia MT-338, que contempla também o melhoramento da estrutura fluvial da cidade.

O projeto que tem um valor estimado em R$ 20 milhões foi protocolado na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). Na oportunidade os representantes dos poderes Executivo e Legislativo tapuraense se reuniram com o secretário nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow e a diretora do órgão, Adelaide Maria Pereira Nacif, onde apresentaram o projeto e detalharam a real situação da erosão que se alastra há anos. Segundo Iraldo, a administração recebeu elogios pela forma que foi elaborado o projeto, e nos próximos dias um técnico do órgão deverá estar no município para ajudar a levantar toda a situação e verificar o que é preciso ser feito para resolver definitivamente o problema.

Conforme o prefeito, o valor do projeto orçado (R$ 20 milhões) é para resolver toda a parte fluvial, desviando a água da chuva para o córrego Barella, incluindo também o deslocamento de moradores que estão em área de risco próximo ao mesmo córrego para outro local. “Hoje não é só a erosão que é um problema, temos muito mais coisas para fazer, que daí vai resolver a situação da erosão. Esse valor é um ‘chutômetro’, pois não sabemos certamente se vai custar mais ou menos, e é para isso que será feito um estudo maior com o pessoal técnico da Defesa Civil, mas é importante que já está protocolado este projeto e encaminhado para dar início nos trabalhos em breve para salvar a rodovia (MT-338) e dar uma imagem diferente para as pessoas que passam por ali e também aos moradores e empresários que possuem seus imóveis próximos do local”, ressalta.

Durante a viagem, Iraldo e os vereadores Rodrigo e Kismar também visitaram alguns gabinetes de parlamentares federais de Mato Grosso. No gabinete do deputado Nilson Leitão os mesmos foram recebidos por assessores e reforçaram a cobrança de destinação de recursos na ordem de R$ 150 mil para a área da saúde do município.

Com assessores do deputado Valtenir Pereira, que também acompanharam o prefeito e vereadores na secretaria de Defesa Civil, também foi discutido a destinação de Emenda Parlamentar.

No gabinete do Senador Cidinho foi protocolada uma solicitação de 500 casas para o município de Tapurah, sendo 400 para a cidade e 50 para cada Distrito (Ana Terra e Novo Eldorado). “Hoje temos uma demanda de 300 pessoas inscritas que estão na lista de espera por uma moradia, mas o nosso município vai crescer mais e é por isso que já estamos pleiteando uma quantidade maior”, disse, acrescentando que “o projeto já está sendo desenvolvido e temos prazo até a próxima quinta-feira (30) para enviar e protocolar este projeto. Acredito muito que teremos sucesso nesta reivindicação por que até esta semana tinham 23 municípios cadastrados para construir estas casas, e somente três apresentaram as certidões negativas necessárias para garantir os recursos, e nesta parte nós não temos problema algum. Estamos ansiosos e otimistas de conseguir mais este convênio com o governo federal”, frisou.

Os três também se reuniram com o Ministro da agricultura (Senador licenciado) Blairo Maggi e o secretário de Políticas Agrícolas do MAPA, Neri Geller, onde foi confirmada a aprovação de uma Emenda no valor de R$ 243 mil para aquisição de um caminhão caçamba para a secretaria de obras municipal. No MAPA também há a solicitação de uma motoniveladora (Patrol), uma retro escavadeira, um rolo compactador e três caminhões. “Acreditamos que ainda este ano seja liberado também o rolo compactador. Estamos correndo muito atrás disso por que o próximo ano (2018) é um ano de muitas obras acontecerem, e queremos estruturar toda a nossa cidade e as estradas do interior até o mês de abril, e a partir de maio vamos nos concentrar nas obras de asfalto”, pontuou.